Os miomas uterinos não a afetam apenas a si. Podem também afetar as suas relações íntimas. Hemorragias menstruais abundantes, menstruações mais longas, sensação de fraqueza e desconforto, todos estes sintomas provocados pelos miomas uterinos podem reduzir a sua autoconfiança ou interesse na intimidade. Contudo, por vezes, este não é o único problema. Os miomas podem inclusivamente provocar dor durante as relações sexuais.

Dor física
O termo técnico para a dor sentida durante a relação sexual é “dispareunia.” Existem dois tipos de dispareunia: superficial e profunda.

A dispareunia superficial refere-se à dor nos lábios, na abertura ou na parte inferior da vagina. A dor é imediata e geralmente cessa no fim da relação sexual. As suas possíveis causas são secura vaginal, presença de tecido cicatricial do parto, inchaço das glândulas vaginais, vaginismo (contração involuntária dos músculos vaginais aquando do contacto), vulvodínia (hipersensibilidade do tecido vulvar) ou líquen escleroso (uma doença cicatricial da pele).

A dispareunia profunda consiste em dor na parte superior da vagina, na pélvis ou até nas coxas. A dor pode manter-se durante vários minutos ou horas após a relação sexual. As suas possíveis causas incluem endometriose, quistos ováricos, inflamação da bexiga, da pélvis ou do intestino… e miomas uterinos.

Num estudo publicado no The Journal of Sexual Medicine, foram entrevistadas 827 mulheres com idades entre os 35 e os 49 anos, sendo que 63% tinham miomas. Daquelas que tinham miomas, 22% afirmaram ter sentido dispareunia profunda no ano anterior. Quando os miomas se encontravam na parte superior do útero, a probabilidade de a mulher apresentar dispareunia profunda era maior.

Quando os miomas uterinos se localizam perto do colo do útero, a penetração durante a relação sexual pode causar desconforto extremo.

Diminuição da libido
A dor pode ter um grande impacto no desejo de intimidade, bem como no prazer retirado das relações sexuais nessas circunstâncias. É perfeitamente compreensível que a dor conduza à perda de interesse nas relações sexuais, mas, ainda assim, isto é algo que pode afetar negativamente a sua relação. É importante falar com o seu parceiro sobre os miomas uterinos e sobre o seu estado de saúde em geral. Embora uma diminuição temporária na libido possa ser frustrante ou dececionante para ambos, uma total abertura e honestidade podem ajudar o seu parceiro a sentir-se informado e incluído, podendo reduzir o sentimento de rejeição ou de exclusão.

Não precisa de ser assim
Poderá ter uma ideia sobre se as relações sexuais dolorosas poderão ser provocadas pelos miomas, avaliando a forma como este sintoma se relaciona com os restantes, no nosso Verificador de Sintomas.

Se a dor for provocada por miomas uterinos, é POSSÍVEL tratar e melhorar este sintoma.