Os sintomas de Miomas Uterinos são incomodativos e variados. Podem incluir uma qualquer combinação dos seguintes sintomas, apesar de, por vezes, os miomas poderem não provocar sintomas.

  • Inchaço
  • Hemorragia menstrual abundante
  • Hemorragia irregular
  • Dor de costas
  • Maior frequência urinária
  • Prisão de ventre
  • Problemas de fertilidade

Reconhecemos que existem excelentes médicos que ouvem atentamente as queixas das doentes e usam os seus sintomas como “pistas” para uma investigação rigorosa e um diagnóstico correto. Contudo, infelizmente, os sintomas e as queixas de dor em mulheres nem sempre são levados a sério pelos profissionais de saúde. De facto, muitas mulheres afirmam sentir dificuldade em obter uma avaliação adequada dos seus sintomas, devido a um fenómeno conhecido em que os sintomas das mulheres, especialmente no que diz respeito à dor, mas não só, são classificados pelos médicos como sendo menos significativos do que os sintomas comunicados pelos homens.

Como posso encontrar um médico de confiança?

Pergunte a amigos e familiares na sua zona. Pergunte em grupos online focados em questões da saúde da mulher. Procure os nomes dos potenciais candidatos no Google e veja o que aparece. Procure recomendações ANTES da primeira consulta, uma vez que uma consulta que não corra bem pode ser desmoralizante e nenhuma mulher tem tempo ou energia para isso!

Ao procurar referências, uma opinião geral raramente é útil. “É um médico excelente!” ou “Vou a esse médico há anos!” Apesar de estas observações serem positivas, é necessário descrever questões específicas em maior detalhe para se obter uma ideia clara.

  • O médico é atencioso?
  • Respeita as queixas das doentes?
  • Procura manter-se atualizado quanto a avanços recentes na área da medicina?
  • As consultas têm uma duração suficiente para as pacientes se sentirem ouvidas?

Depois de escolher o profissional certo, marcar consulta e estar finalmente no consultório, parte do desfecho da consulta ainda depende de si, a doente.

Descreva os sintomas de forma clara e responda às questões de forma honesta. Quando lhe colocarem questões específicas sobre hábitos pessoais, responda com sinceridade. Podem ser-lhe colocadas perguntas sobre os seus hábitos tabágicos, a sua medicação habitual ou a sua vida sexual. O objetivo não é fazê-la sentir-se constrangida, dado que nem o melhor médico do mundo consegue saber o que vai na sua cabeça. Para poderem montar o puzzle, o médico tem de estar na posse de todas as peças. A confiança é fundamental.

woman lying sofa pain fibroids

Falar de forma a fazer-se ouvir

Para algumas pessoas, fazer-se entender é um desafio. Falar de forma a fazer-se ouvir é uma capacidade valiosa para a vida de uma pessoa, sendo fundamental não apenas em contexto de aconselhamento médico.

Existem pequenos passos, como escrever uma lista de dúvidas e trazê-la consigo no dia da consulta, que podem fazer uma grande diferença.

Um estudo recente demonstrou que 75% dos médicos acreditam que comunicam de forma satisfatória com os seus doentes. Apenas 21% dos doentes desses médicos afirmaram que as conversas correram bem.” Isto significa que o que parece óbvio para uma das partes pode não ser claro para a outra. Seja direta e não presuma que qualquer parte da sua história é apenas bom senso e algo que toda a gente sabe.

Outro problema que muitas vezes afeta a nossa comunicação com os profissionais de saúde é a linguagem utilizada. Fazer alguma investigação antes de uma consulta pode reduzir a magnitude deste problema. Familiarize-se com termos básicos que possam surgir, bem como com possíveis opções de tratamento. Ter algumas informações básicas pode ser suficiente para que a pessoa se sinta suficientemente confiante para falar.

Mesmo que não sejam provocados por miomas, sintomas como hemorragias mentruais abundantes podem ser sugestivos de uma série de problemas que variam de ligeiros a preocupantes. As mulheres não devem evitar as idas ao médico, seja qual for o motivo e obter um diagnóstico adequado e receber tratamento é uma necessidade absoluta.

Ter uma relação de confiança com os médicos permite melhorar os resultados do tratamento. Por este motivo, ter um médico de confiança não é nenhum luxo. Encontrar o médico certo é um passo fundamental na obtenção dos cuidados de saúde que todas as mulheres merecem.

As mulheres têm de ser ouvidas. Ter uma relação com um médico de confiança e que sabe ouvir os seus doentes é crucial para o diagnóstico e tratamento adequado de qualquer doença, incluindo miomas.