Exercício físico! Ao ouvir estas duas palavras, algumas pessoas são imediatamente invadidas por uma sensação de energia e ânimo. Outras têm pavor delas, e escondem-se logo a um canto.

Se tem miomas uterinos, o mais provável é que faça parte do segundo grupo. É provável que as suas amigas já tenham adicionado ou estejam a adicionar alguma forma de atividade física às suas agendas, mas as mulheres diagnosticadas com miomas uterinos têm de pensar numa questão adicional: “Será benéfico para mim fazer exercício físico nestas circunstâncias?” O aumento da atividade física agravará ou aliviará as hemorragias menstruais abundantes e a dor crónica que podem atormentar as mulheres que têm miomas?

O exercício físico pode provocar hemorragia dos miomas?

Se fizer exercícios que aumentem a pressão sobre o abdómen, é possível que ocorram hemorragias caso tenha miomas submucosos (embora esta questão ainda esteja a ser investigada). Além disso, um plano de exercício mais frequente ou intenso terá influência sobre as suas hormonas. Esta situação verifica-se para todas as mulheres, não estando relacionada com a presença de miomas uterinos. Isto pode provocar hemorragia intermenstrual (hemorragia que ocorre fora da menstruação), mas esta situação deverá ter resolução espontânea após 2 a 3 meses a fazer o seu novo plano de exercício de forma regular.

O exercício físico pode prevenir o aparecimento de miomas?

Ter peso a mais ou obesidade pode aumentar a probabilidade de desenvolver miomas em 10 a 20%. Assim, se todos os outros motivos para perder peso não forem suficientes, aqui está mais um! Embora a saúde em geral e o peso possam ser melhorados com exercício físico moderado, o exercício físico vigoroso pode ter um impacto ainda mais direto na prevenção de miomas. Um estudo do National Institutes of Health revelou que as mulheres com um regime regular de exercício físico vigoroso (3 ou mais horas por semana) apresentam uma redução do risco de aparecimento de miomas de 30 a 40%!

O exercício físico pode provocar ou prevenir dor relacionada com os miomas?

Ambos, na verdade.

Durante o exercício físico, o seu organismo direciona o fluxo sanguíneo para os órgãos envolvidos na atividade física: o coração, os pulmões e os músculos. Isto dá-se às custas do aporte sanguíneo a outros órgãos não relacionados. Em circunstâncias normais, o seu útero não tem problemas com esta redução do fluxo sanguíneo. Contudo, os miomas uterinos criam uma extensa rede de vasos sanguíneos para receberem nutrientes. Com a redução do fluxo sanguíneo para os miomas, o exercício físico pode provocar dor, da mesma forma que uma pessoa sente dor nos músculos do coração quando estes não recebem fluxo sanguíneo suficiente durante um ataque cardíaco.

Por outro lado, as alterações hormonais induzidas pela prática de exercício físico regular diminuem a concentração de prostaglandinas, as principais hormonas responsáveis pelas contrações e cólicas uterinas. Assim, o exercício físico regular pode, com o tempo, contribuir para a redução das cólicas e da dor provocada pelos miomas.

E isto não se aplica apenas à dor associada aos miomas. Em estudos científicos conduzidos com o objetivo de testar o impacto do exercício físico na dor crónica, apesar de não ter sido registada uma melhoria em todas as etapas do percurso, quase todos os participantes afirmaram sentir-se melhor fisicamente após um regime prolongado de atividade física realizada ao longo de um determinado período de tempo. Estas são excelentes notícias! De acordo com estes dados, até com miomas uterinos, existem formas de nos sentirmos mais ativas… e mais VIVAS!

Como posso controlar a hemorragia menstrual abundante durante tempo suficiente para fazer exercício físico?

Só de pensarem na possibilidade de sujar a roupa toda, muitas mulheres desistem da ideia de fazer atividade física e voltam à maratona de filmes no sofá. Este é um verdadeiro problema para mulheres que sofrem de hemorragias menstruais abundantes.

Contudo, e especialmente se o puder fazer em casa, deve procurar superar o estigma. Toda a gente tem máquinas de lavar e os detergentes hoje em dia fazem milagres. Vá em frente, tape ou afaste o tapete branco e siga o exemplo de maratonistas que cada vez mais têm vindo a alertar para o facto de que a menstruação é um tabu que tem de ser quebrado. As mulheres menstruam. É um facto da vida.

Para evitar ao máximo sujar a roupa, experimente associar um tampão ou um copo menstrual a dois pensos higiénicos e cuecas de período, para uma proteção extra e sensação de segurança.

Como posso fazer exercício físico se os miomas me deixam exausta?

Devido às hemorragias menstruais abundantes, as mulheres que sofrem de miomas podem também ser diagnosticadas com carência de ferro, e a anemia pode provocar exaustão. Quando se sentem totalmente exaustas, as mulheres raramente se interessam pela atividade física.

Em primeiro lugar, certifique-se de que sua exaustão está a ser tratada. Vá ao médico, peça análises de sangue e tome suplementos de ferro, em caso de necessidade.

Mantenha-se informada sobre o problema; não o ignore.

Enquanto os seus níveis de energia não normalizarem, pode não ser a altura ideal para um treino de alta intensidade. Mas algumas atividades de baixa intensidade como o ioga ou uma caminhada são definitivamente viáveis, e chegará ao fim do treino com mais energia do que aquela que perdeu. Se nenhuma destas ideias for particularmente atrativa, procure outras opções de aulas de baixo impacto e baixa intensidade oferecidas na sua zona. Pode ser difícil acertar imediatamente com algo de que goste, mas o esforço vai valer a pena.

Vamos torcer por novos avanços na investigação e no tratamento de miomas uterinos, que permitam às mulheres ser mais saudáveis, sentir-se bem e realizar os seus sonhos!