Para muitas mulheres, as hemorragias menstruais abundantes são um dos sintomas mais incomodativos dos miomas uterinos. Por hemorragia menstrual abundante entende-se uma “hemorragia menstrual excessiva ao longo de vários ciclos menstruais consecutivos, que interfere na qualidade de vida física, emocional e social”. Sim, esta situação pode ter impacto na sua qualidade de vida!

Em termos médicos, a hemorragia menstrual é considerada “abundante” quando:

  • O sangue encharca um penso higiénico ou um tampão em menos de duas horas
  • A roupa fica regularmente manchada por causa da hemorragia excessiva
  • São expulsos coágulos de sangue com dimensão superior a 5 cm

Estas lutas mensais podem ser muito desafiantes. Em casos extremos, algumas mulheres afirmam que mal conseguem sair da casa de banho. Esta situação pode afetar o desempenho no trabalho e a capacidade de gerir a sua vida social e as relações, podendo até prejudicar a autoestima e levar a um afastamento e eventual isolamento.

Quais são os melhores pensos higiénicos para mulheres com miomas uterinos?
Há várias perspetivas sobre o “melhor” método para lidar com um fluxo intenso, independentemente da causa do mesmo.

A melhor solução pode, na verdade, passar pela utilização de dois pensos ou de várias “camadas” de proteção. A forma mais fácil de pôr este método em prática é duplicar os produtos higiénicos utilizados. Compre pensos de tamanho “super” ou “maxi” e coloque um deles na parte da frente da roupa interior e outro mais atrás, com sobreposição de ambos no meio. Se puder utilizar tampões de máxima absorção, use também um tampão juntamente com os pensos higiénicos ou talvez umas cuecas menstruais, para uma proteção reforçada da roupa com uma camada extra.

Hoje em dia, as mulheres demonstram cada vez mais preocupação com o impacto ambiental da produção daqueles que eram, até recentemente, os produtos de higiene menstrual normalmente utilizados. Das questões levantadas salienta-se a utilização de materiais além do algodão, alguns dos quais podem libertar compostos potencialmente carcinogénicos. Coloca-se também em causa a utilização de agentes nocivos de branqueamento, fragrâncias e corantes, aos quais algumas mulheres podem ser sensíveis, bem como questões de ordem ambiental. Se estas questões a preocupam, bastam algumas pesquisas rápidas para conhecer uma variedade de produtos orgânicos e reutilizáveis que estão agora disponíveis em todo o mundo.

Outra opção que algumas mulheres sugerem, no que diz respeito à procura pelos melhores pensos higiénicos para mulheres com miomas, é esquecer os produtos menstruais e comprar antes pensos concebidos para problemas de incontinência. Embora sejam altamente absorventes, tenha em conta que a incontinência e a menstruação não são a mesma coisa. Existem diferenças concretas em termos de conceção e função dos produtos, incluindo partículas de neutralização de odores às quais pode ser sensível.

No fim de contas, embora se pense que até  1 em cada 3 mulheres desenvolva miomas uterinos em alguma fase da sua vida, cada mulher tem uma experiência diferente e tem de encontrar os seus próprios métodos para lidar com a situação. Como tal, provavelmente será necessária uma fase de tentativa e erro antes de encontrar a solução ideal.

E que tal um copo menstrual?
Outra opção, escolhida por muitas mulheres, são os copos menstruais. Disponíveis há muito tempo na Europa, os modelos de hoje são feitos de silicone flexível de grau médico. A posição do(s) mioma(s) é fundamental para determinar se a utilização de um copo menstrual é uma boa opção para si, já que é necessária uma vedação adequada entre o copo e a parede vaginal para que o método seja eficaz. Se for impossível formar essa vedação, o copo pode vazar facilmente ou até mesmo sair do sítio.

Como é o caso de todas as questões relacionadas com os miomas, falar com o seu médico é uma parte necessária do processo. O profissional de saúde poderá indicar-lhe as opções disponíveis e dizer-lhe se poderá utilizar um copo menstrual, caso esteja interessada em experimentar.

Os investigadores estão constantemente à procura de novos tratamentos para os miomas e de formas de melhorar a qualidade de vida das mulheres que sofrem de sintomas provocados por miomas uterinos. Para o bem de todas nós, esperamos assistir brevemente a avanços notáveis em ambas as áreas!