Quantas vezes vê anúncios sobre a última moda do fitness? Seja ioga suspenso, pista de obstáculos ou trampolim, parece haver uma lista interminável de modalidades novas para nos mantermos em forma. Porém, na realidade, quantos desses planos funcionarão se tiver de lidar com hemorragias menstruais abundantes ou outros sintomas de miomas uterinos no seu dia a dia?

Quais são as limitações do exercício físico quando se tem Miomas Uterinos?

Alguns dos principais sintomas dos miomas uterinos são hemorragias menstruais abundantes, dor, desconforto e pressão na região pélvica e fadiga. Quão eficaz ou agradável será o seu regime de treino se tiver de parar durante uma semana por mês (ou até mais tempo)?
A primeira regra de qualquer plano de treino é que tem de escolher algo que goste de fazer, caso contrário, não o irá cumprir. Precisa de algo suficientemente leve para não agravar a dor, já que os desportos de alto impacto e treinos de resistência intensos serão muito desconfortáveis para a maioria das doentes e até mesmo a natação se torna uma tarefa aparentemente impossível quando pensamos na questão das hemorragias menstruais abundantes.

Então, o que posso fazer?

Muitas mulheres consideram as técnicas de ioga e pilates úteis, devido à sua baixa intensidade e ao facto de algumas posições permitirem trabalhar a zona abdominal sem provocar dor. Além disso, pode sempre fazer caminhadas. É uma opção gratuita, pode fazê-lo ao seu próprio ritmo e permite-lhe apanhar ar em todas as estações do ano.

E alguma vez poderei voltar a fazer treinos de alta intensidade?

Para aumentar as suas opções de exercício físico, deve procurar manter os sintomas dos miomas uterinos controlados. Fale com o seu médico sobre todas as opções disponíveis para controlar os seus sintomas. A primeira etapa é controlar os sintomas; a segunda é pensar se tem coragem para experimentar uma aula de ioga suspenso.

Lista de referências