Para muitas mulheres, o diagnóstico de miomas uterinos surge durante uma consulta de rotina de ginecologia. Como nunca tiveram sintomas, não havia motivo para marcar uma consulta especial. Outras têm sintomas, mas, com a ajuda de pequenos ajustes ao seu estilo de vida, continuam a ter uma vida semelhante à que tinham antes do diagnóstico. Contudo, para uma pequena percentagem de mulheres, as hemorragias menstruais abundantes, a maior frequência urinária, a dor crónica e outros sintomas provocados pelos miomas têm um impacto significativo no seu dia a dia, obrigando-as a introduzir alterações na sua vida. Por vezes, essas mudanças incluem uma alteração na sua situação laboral. Para algumas mulheres, a solução mais confortável consiste em trabalhar a partir de casa. Mas como fazer essa adaptação com sucesso, tanto em termos financeiros como de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional?

As opções

Ao planear passar o seu local de trabalho habitual para casa, há uma série de decisões a tomar. Provavelmente, a transição ideal e que exige o mínimo de esforço da sua parte será falar com a sua entidade empregadora sobre a possibilidade de passar a exercer a sua atividade em regime de teletrabalho, pelo menos na maior parte do tempo.

Muitas vezes, esta opção (se for possível para si) é também vista como a solução mais eficiente para o empregador. Não terá de procurar nem formar um novo colaborador, pelo que a situação é vantajosa para ambas as partes. Se esta opção se revelar impossível, a opção mais realista pode ser iniciar atividade como trabalhadora independente, podendo até mudar de ramo.

O processo de começar a trabalhar à distância exige alguma preparação. Os primeiros passos são idênticos quer esteja a começar a exercer a sua profissão atual em regime de teletrabalho, quer esteja a começar algo novo. Um novo projeto irá requerer etapas adicionais.

Esteja preparada, independentemente da escolha que venha a fazer

Saber o que esperar de uma situação de trabalho à distância permitirá identificar possíveis problemas. Estabelecer uma comunicação eficaz e sem falhas com um empregador ou cliente, por exemplo, é um dos sistemas que deve ser implementado para uma experiência de teletrabalho bem-sucedida.

Muitas mulheres conseguem exercer a sua atividade atual a partir de casa, de forma flexível. Embora possa acarretar uma mudança a nível de expectativas, horários e até mesmo de salário, é a solução ideal para muitas pessoas.

woman reading chilling coffee mind

Estabelecer um espaço de trabalho físico e psicológico

Trabalhar a partir de casa requer mais do que apenas uma secretária e uma cadeira. A ligação à Internet tem de ser suficientemente forte para ser totalmente confiável. Se tiver filhos, é preciso também arranjar uma solução para cuidar deles. Planeie o dia de forma a garantir que as tarefas domésticas têm o seu próprio horário, para que não se tornem numa distração. As refeições devem ser planeadas e preparadas com antecedência. O horário de trabalho tem de ser respeitado, mesmo que trabalhe num canto da sua sala de estar. Esse canto é o seu escritório durante x horas por dia, e o trabalho tem de ser feito.

Se a opção de trabalhar a partir de casa não é exequível (para si, para a sua entidade empregadora ou na sua profissão), a solução poderá passar por uma mudança mais significativa.

Opção n.º 2: mudança de rumo

Começar de novo não significa começar do zero. Para algumas mulheres corajosas, com espírito de iniciativa, objetivos claros e uma atitude positiva, pode ser a altura para uma mudança de rumo na carreira. Pode parecer assustador, mas se dividir a tarefa num processo composto por pequenas etapas, verá que é definitivamente exequível.

Investigue as necessidades do mercado

Pode existir muita procura no seu nicho de mercado atual e que sejam precisos especialistas na área, como é o seu caso! Se assim for, parabéns! Infelizmente, nem todas as profissões têm tanta sorte hoje em dia. Vendo as coisas pelo lado positivo, este processo permite um certo grau de reinvenção da pessoa que, de outra forma, poderia nunca ter tido lugar. Encare-o como uma oportunidade (por mais forçada que seja) de encontrar a melhor versão de si mesma.

Seja prudente e pragmática

Quem procura um trabalho remoto deve ter em mente que, se uma oportunidade parece boa demais para ser verdade, provavelmente não é verdade. Infelizmente, existem muitas ofertas fraudulentas na área do trabalho à distância. Tudo o que exija um grande investimento de tempo ou de dinheiro por parte do trabalhador antes de ser pago deve, sem dúvida, ser motivo de desconfiança . É imprescindível pesquisar todos os potenciais empregadores no Google.

Ganhe novas competências

Após conhecer as necessidades do mercado, compare-as com o seu leque de competências atual. É provável que exista uma lacuna que tenha de ser preenchida. Existem opções simples e outras mais complexas, podendo escolher-se entre cursos gratuitos ou com propinas elevadas e entre aulas rápidas ou cursos mais longos. A escolha pode passar por qualquer uma das seguintes opções ou por uma combinação das mesmas, mas lembre-se de que existe um período de tentativa e erro para dominar uma competência após fazer uma formação.

  • Cursos online
  • Cursos profissionais
  • Centros de emprego locais
  • Vídeos no YouTube
  • Pedir formação a um amigo experiente

Comece a trabalhar no marketing pessoal

Os empregos não surgem simplesmente do nada. Ganhar reconhecimento é algo que exige muito trabalho. Desenvolve um elevator pitch, estar ativa nas redes sociais, atualizar o perfil no LinkedIn e participar em eventos de networking são aspetos essenciais. Nenhum destes passos é opcional, mesmo que tenha de assistir a eventos virtuais (no seu canto da sala, por agora, já que atualmente tudo decorre virtualmente!)

A capacidade de estabelecer contactos é em si uma arte e não é fácil para todos. Engloba várias competências. Comece por pedir a amigos, familiares e vizinhos que façam uma avaliação honesta dos seus pontos fortes e fracos no que diz respeito a essas competências. Depois, ponha mãos à obra! O networking é uma competência que pode e deve ser aprimorada.

Trabalhar em casa pode ser a solução ideal para quem sofre de sintomas como dor, desconforto e hemorragia menstrual abundante, que afetam mulheres com miomas uterinos. Leia tanto quanto possível enquanto desenvolve competências e planos sólidos para o sucesso. Como sempre, desejamos muita saúde a todas as nossas leitoras.