Muitas vezes, os miomas não provocam quaisquer sintomas, sendo detetados apenas em exames de rotina. Mas cerca de uma em cada três mulheres com miomas uterinos têm alguns sintomas que interferem com a sua vida diária.

Se tiver algum dos seguintes sintomas (parágrafos seguintes) e estiver preocupada com a possibilidade de ter miomas, fale com o seu médico sobre possíveis opções de tratamento.

Hemorragias menstruais abundantes

Ter hemorragias menstruais abundantes não significa necessariamente que algo de grave ou errado se passa, mas este sintoma pode ter um impacto emocional e social na rotina diária e provocar anemia por deficiência de ferro, cansaço e falta de ar.
Poderá aperceber-se de que o seu fluxo menstrual se tornou muito intenso se precisar de usar um número anormalmente elevado de tampões ou pensos higiénicos, se precisar de usar os dois métodos em conjunto ou se sujar a roupa ou a roupa de cama.

Hemorragia irregular

Estas hemorragias podem acontecer porque os miomas irritam o revestimento do útero (o endométrio), perturbando o ciclo reprodutivo.
Em média, o ciclo menstrual dura cerca de 28 dias, mas consideram-se normais ciclos com duração entre 24 e 35 dias. Considera-se que existe hemorragia irregular quando a menstruação dura mais de sete dias, quando existe um intervalo inferior a três semanas entre o início de uma menstruação e o início da menstruação seguinte, quando ocorre hemorragia entre menstruações ou hemorragia após as relações sexuais.

Necessidade de urinar e prisão de ventre frequente

Se os miomas fizerem pressão sobre a bexiga, poderá ter necessidade de usar a casa de banho com maior frequência do que o normal, pelo que poderá ter de se levantar a meio da noite ou ir à casa de banho mais vezes durante o dia.
Os miomas também podem criar pressão sobre o intestino grosso, podendo provocar prisão de ventre e dor ao defecar.
Ao ter prisão de ventre, não conseguirá defecar regularmente ou esvaziar completamente os intestinos.

Dificuldade em engravidar ou infertilidade

Ocasionalmente, os miomas podem causar dificuldade em engravidar ou infertilidade (incapacidade de engravidar).
Na maioria dos casais saudáveis, 95% das mulheres engravidam no período de dois anos após começarem a ter relações sexuais não protegidas regularmente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um casal é considerado infértil se a mulher não conseguir engravidar ao fim de 12 meses de relações sexuais não protegidas regulares.
Pode ocorrer infertilidade se os miomas forem muito grandes ou do tipo submucoso, crescendo para dentro da cavidade uterina. Dependendo do tipo e do tamanho dos miomas, estes podem, por vezes, impedir que um óvulo fertilizado se fixe ao revestimento do útero ou bloquear a trompa de Falópio, dificultando uma gravidez.
Em alguns casos, os miomas também podem ser responsáveis por complicações durante a gravidez, para a mãe e para o bebé, aumentando o risco de aborto espontâneo e podendo causar problemas durante o parto.

Dor e desconforto durante a relação sexual

Se os miomas estiverem a crescer perto da vagina ou do colo do útero, algumas mulheres podem sentir dor durante a relação sexual, o que pode ter impacto nas suas relações.

Menstruações dolorosas

Os miomas podem causar hemorragias menstruais abundantes ou dolorosas, pois podem irritar o útero e fazê-lo aumentar de tamanho.

Dor pélvica e sensação de pressão no estômago

Os miomas podem causar dor ou inchaço na pélvis (abaixo do umbigo), especialmente se forem de grandes dimensões. Também podem provocar alguma dor na região lombar e nas pernas.