Os sintomas diários dos miomas uterinos podem tornar-se um fardo. Da dor às hemorragias menstruais abundantes, os sintomas que costumam acompanhar os miomas uterinos podem gerar pensamentos desanimadores e até mesmo uma sensação constante de tristeza ou deceção. Dito isto, existe uma luz ao fundo de todos os túneis… até mesmo deste.

Ver o lado bom de uma adversidade estimula a saúde psicológica, este é um desafio difícil de superar quando se vive com um problema de saúde crónico, mas isto não quer dizer que seja impossível. Difícil não significa impossível. Procurar manter-se otimista é algo que poderá trazer-lhe inúmeros benefícios.

Aprender a dizer que não

Um amigo precisa de ajuda para se mudar para a casa nova? Pediram-lhe que digitalizasse duas décadas de fotos de família para uma festa de aniversário? Vai ficar a pé a noite toda para fazer um bolo com uma personagem de desenhos animados em 3D para a festa de aniversário do seu filho de três anos? Não, não e NÃO! Valorize os seus próprios níveis de energia e de sanidade e repita connosco: “NÃO!” Rejeitar tarefas que lhe roubam energia permite-lhe focar-se em atividades que se encontrem mais acima na sua lista de prioridades.

Aprender que as suas necessidades também contam

Reservar um tempo para fazer exercício físico, investir em alimentos de melhor qualidade que podem melhorar o seu bem-estar, marcar uma massagem profissional… se estas escolhas melhoram o seu funcionamento diário e o seu bem-estar, não são luxos. São necessidades, que por vezes se encontram apenas um pequeno degrau acima das necessidades básicas de alimentação, água e abrigo. Ao satisfazer as suas próprias necessidades, terá força física e psicológica suficiente para atender também às necessidades dos seus dependentes.

Aprender a definir prioridades

A dor crónica, as hemorragias menstruais abundantes e a letargia que acompanha a anemia tornam impossível fazer tudo. Para mulheres ativas, a ideia de não fazer tudo parece-lhes estranha, gerando até um sentimento de culpa. Os níveis de energia não são inesgotáveis. O que é mais importante? A família? O trabalho? A comunidade? Os passatempos? As compras? Embora os produtos de mercearia possam ser comprados na Internet e entregues em casa e nem todos os projetos comunitários tenham de ser da sua responsabilidade, pode ser útil ponderar esta questão usando papel e caneta.

Ganhar compreensão

Embora uma vida fácil seja… bem… fácil, você consegue fazer melhor e, na verdade, tem de o fazer! Aprender como é a vida de quem passa por dificuldades é algo que nos ajuda a ter um pouco mais de paciência, a oferecer um sorriso a alguém que esteja a ter um dia difícil, e até mesmo a reconhecer quando os outros precisam de ajuda.

Apoiar os outros

A vida frenética da maioria das pessoas saudáveis não costuma deixar muito tempo ou espaço mental para oferecer um ombro amigo aos outros. Ainda assim, no fim de contas, ajudar os outros é uma forma de nos ajudarmos a nós próprios, o que só se torna possível mediante uma “desaceleração”. Todos adquirimos um determinado nível de conhecimento através da nossa experiência pessoal e, ao partilhar essa força com os outros, nós próprios ganhamos força para ir mais longe.

Conhecer pessoas novas

Os médicos, outras doentes e elementos de grupos de apoio na Internet são pessoas potencialmente fascinantes que, de outra forma, não teria conhecido. Certamente, nem todos acabarão por ser os seus melhores amigos, mas haverá sempre qualquer coisa que podemos aprender com os outros. Mesmo aqueles que não têm preocupações com a saúde podem beneficiar em saber que não estão sozinhos, tanto mais quando se sofre de problemas de saúde crónicos, como é o caso dos miomas.

Aprender formas alternativas de fazer as coisas

A imposição de novas condicionantes obriga a uma mudança, o que pode revelar-se uma força positiva. Mudar de passatempos, criar hábitos saudáveis, modificar os seus planos de exercício físico, recorrer à tecnologia para simplificar tarefas que consomem muito tempo, como compras, serviços bancários, pagamento de contas, envio de encomendas e muito mais são ideias que permitem libertar tempo para as partes mais importantes e agradáveis da vida, mesmo de mulheres com miomas (sim, EXISTE uma “vida depois dos miomas”!) .

Assim, embora as hemorragias menstruais abundantes, a dor crónica, o inchaço, os problemas de fertilidade e todos os outros sintomas de miomas uterinos não sejam nem nunca venham a ser divertidos, podem existir alguns pontos positivos a retirar desta situação difícil. E lembre-se que enquanto trabalha para melhorar a sua vida, a comunidade científica está também a fazer o seu melhor para apresentar soluções para combater os miomas uterinos. As melhoras!